Empreendedorismo

A comunicação interna é uma excelente ferramenta de relacionamento com as pessoas que trabalham em uma organização. Com ela, é possível trabalhar a missão, a visão e os valores e reforçar informações importantes que podem ajudar na rotina de trabalho. Também é possível utilizá-la como uma forma de reforçar o planejamento estratégico e o cumprimento de metas.

Assim, existem diversos canais que podem ser explorados, bem como: e-mail, redes sociais, mural, jornal interno, eventos, reuniões e muito mais. Basta escolher as melhores alternativas.

Para que a comunicação interna tenha valor estratégico é preciso um bom planejamento. Afinal, de nada vai adiantar você fixar no mural o Código de Conduta Ética, bem como outras informações importantes. É preciso envolver colaboradoras e colaboradores e trabalhar de uma maneira criativa para que as informações, de fato, chamem a sua atenção e despertem o seu interesse.

Qual é a importância da boa comunicação interna na empresa?

Todas as empresas podem se beneficiar com as vantagens da comunicação interna. Ela mantém o ambiente organizacional alinhado com os objetivos da organização e faz com que colaboradoras e colaboradores entendam e sigam o posicionamento da empresa.

Portanto, se você quer ter um clima organizacional favorável ao desenvolvimento pessoal e profissional de suas colaboradoras e colaboradores, bem como melhorar a imagem da sua empresa, saiba que investir em uma boa estratégia de comunicação interna é uma estratégia certeira para o sucesso!

Reflita:

  • Você tem ruídos na comunicação na sua empresa?
  • Você tem problemas de mentiras e fofocas no ambiente organizacional?
  • Já aconteceu casos de assédio moral ou sexual relatados?
  • A comunicação é de mão dupla?

Analisar essas questões é essencial para avaliar como a sua empresa trabalha a comunicação interna atualmente. Assim, temos diversas vantagens em investir nessa estratégia:

Motiva o time

Quando o time se sente bem informado sobre as coisas que acontecem dentro da empresa e percebe que ela investe em pequenas ações para melhorar o seu bem-estar organizacional, tende a trabalhar mais motivado.

Afinal, as pessoas percebem que fazem parte de uma empresa participativa. Assim, trabalham mais unidos em busca de atingir os resultados almejados no planejamento estratégico.

Engaja colaboradoras e colaboradores

Um dos grandes desafios do RH é manter funcionárias e funcionários engajados, certo? Então, saiba que a comunicação interna é uma ótima alternativa para fazer com que se sintam em sintonia com a organização.

Percebem que a empresa valoriza o seu trabalho, dessa forma, tornam-se promotores do seu negócio.

Minimiza os efeitos de possíveis crises

Infelizmente, nenhuma empresa está livre de enfrentar crises internas. Contudo, quando você tem um time fortalecido e bem informado, pode antecipar os problemas e os próprios funcionários podem ajudar na resolução delas.

Assim, gera um impacto negativo muito menor. Lembrando que as crises podem afetar a saúde da empresa, fazendo com que ela tenha diversos prejuízos e até mesmo pode levá-la à falência em casos mais graves.

Então, é de extrema importância trabalhar sempre com a comunicação interna a fim de evitar esse tipo de situação e, quando acontecer, ter suporte para sair dessa!

Alinha a equipe de acordo com os objetivos do Código de Conduta Ética

Mais do que ter um bom desempenho nas suas atividades rotineiras, os funcionários precisam ter bons valores alinhados com as expectativas da organização. Por isso, a comunicação interna permite alinhar os objetivos do Código de Conduta.

Dessa maneira, investir em estratégias para que as informações do Código cheguem corretamente e de uma maneira clara para todos os colaboradores é sinônimo de construir uma equipe ética, transparente, respeitosa e munida de bons valores.

Diminui o turnover

Você sabia que o Brasil tem os índices de turnover, ou rotatividade, mais altos do mundo? Esses dados preocupantes mostram que as empresas sentem dificuldades em criar ações para motivar e manter o seu time engajado, alinhado com os objetivos da organização.

No entanto, quando o colaborador trabalha em um ambiente harmonioso e saudável e recebe as ferramentas adequadas para desempenhar bem o seu trabalho, bem como orientação motivacional para continuar desenvolvendo o seu melhor, tende a ficar mais tempo dentro da empresa.

Afinal, ele está satisfeito naquele lugar, feliz e não tem motivos para procurar uma nova oportunidade de emprego. Então, saiba que você pode trabalhar com a comunicação interna também como uma estratégia para diminuir as suas taxas de turnover.

Minimiza efeitos de fofocas e boatos

Não há nada pior do que ser alvo de uma fofoca maldosa, não é mesmo? Aliás, trabalhar em um ambiente em que funcionárias e funcionários ficam cuidando da vida dos outros ao invés de desempenhar o seu trabalho é prejudicial para a saúde da empresa.

Considerando que, na maioria dos casos, as fofocas são frutos de informações escondidas ou mal distribuídas pelos líderes, saiba que a comunicação interna também pode corrigir esse tipo de situação.

Afinal, quanto mais houver uma comunicação de mão dupla em que as pessoas têm a liberdade para conversar, dar ideias e questionar quando não entendem algo (ou não concordam com determinada situação), mais facilmente os conflitos internos são resolvidos (ou até mesmo prevenidos).